Web 2.0, Ajax e SOA: uma nova perspectiva

de: webinsider

A Web 2.0 se forma baseada em iniciativas conhecidas, mas sob uma nova ótica. SOA e Ajax ocupam papel importante dentro das estratégias de players como IBM, BEA, Oracle e Sun Microsystems.

Felipe A. Oliveira

A indústria se reinventa: conceitos e fundamentos pré–existentes são lançados novamente ao mercado sob uma nova ótica. A euforia sobre estes conceitos, mais especificamente o Ajax, traz à tona novas oportunidades, em diferentes nichos, e faz alusão à bolha em meados de 2000.

Este novo movimento está centrado em soluções focando uma só idéia: mudar o paradigma de como enxergamos a web. Esta passará a ser plataforma e não somente meio.

Até os tempos atuais, o paradigma que orientou muitas iniciativas na web foi utilizá–la como meio de comunicação, prospecção de clientes, disseminação de campanhas e afins. Utilizá–la como plataforma de operações era até o presente momento inviável, por questões meramente oftalmológicas: miopia estratégica das empresas.

Iniciativas como Google Suggest, Gmail, Protopage e Meebo, entre outras, despertaram a atenção de milhares de desenvolvedores, que começaram a reavaliar o processo de criação de interfaces web e aplicações. Em paralelo, a forma como os sistemas são projetados também passa por mudanças profundas conceituais.

clique para continuar lendo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: