Web 2.0 como assunto do dia

de: Yahoo! Tech

Por John C. Dvorak, PC Magazine

A Web 2.0 é a última tentativa de um esforço sem fim de reatar a mania ponto-com do fim da década de 90. Essa parece fazer sucesso. O problema é que pouca coisa mudou. Más idéias do passado foram renomeadas e alteradas. Estamos vendo um exemplo clássico do “vinho velho em garrafa nova”: mudar a etiqueta não deixa o vinho melhor, mas faz com que compremos o vinho.

Eis o que realmente acontece. Algumas tendências que sumiram com a crise ponto-com, tais como comércio online, voltaram sem ninguém precisar reapresentá-las como mágicas. Seu crescimento é estável, e seu futuro parece bom. Mas a crise ponto-com fez com que muitas outras tendências fossem abandonadas. A retórica dos promotores da Web 2.0, um conjunto de frases pegajosas e impressionantes, parece apenas um jeito de requentar essas panacéias digitais falhas.

Self-service

Talvez os inventores da Web 2.0 não vejam quais são as reais tendências, porque perdida entre as palavras da moda e as conferências chiques está a realidade do que as pessoas realmente fazem online, que é algo relacionado ao conceito de que se usa a web para fazer tudo no estilo self-service. Essa tem sido a principal vantagem da internet desde sua concepção. Já que a simplicidade (a idéia principal em self-service) não dá dinheiro, essa idéia se perde no meio de palavras como “arquitetura participativa,” “habilitadora de interatividade,” “experiência rica,” “ambiente categorizado pela contribuição do usuário,” “hackabilidade,” e “possibilidade de remasterização pelo usuário.” Mas trata-se apenas de evolução, e não da revolução que as garotas de torcida organizada promovem.

clique para continuar lendo… 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: